quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Extinção da fauna e da flora.


A constante agressão ao meio ambiente de diversas formas entre várias conseqüências, tem o efeito de causar a extinção de espécies da flora e da fauna.  Extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre. Ocorre de forma natural como consequência evolutiva e de forma causal como consequência do desequilíbrio no ecossistema ou no habitat provocados pelo homem.
A extinção é devido ao desequilíbrio causado pela ação humana nos ecossistemas. Esse desequilíbrio pode ser por desmatamento, poluição o que causam alterações em seu habitat, deixando-o de forma inviável a vida da espécie. Além dessas alterações o ser humano afeta ainda mais por meio de captura ilegal, biopirataria e vendas dessas espécies.
Essa situação de extinção é alarmante não só no Brasil mas também ao redor de todo o mundo. Aumenta cada vez mais a lista de espécies extintas, de acordo com a BBC de Londres, o Brasil é um dos cinco países com mais espécies em extinção. Uma rede ambientalista lançou uma lista de 15.589 espécies de animais e plantas que correm risco de extinção  e o Brasil é um dos países onde o problema é mais grave, segundo o estudo. A União pela Preservação da Natureza (IUCN) afirma que o número de animais, plantas e fungos ameaçados pode ser muito maior do que este, já que menos de 3% do 1,9 milhão de espécies catalogadas puderam ser avaliadas até o momento. A entidade também calcula que o ritmo de extinção na natureza nos últimos 100 anos corresponde a algo entre 50 e 500 vezes mais do que o registrado em épocas anteriores, de acordo com análises de fósseis. O Brasil aparece ao lado da Austrália, do México, da China e da Indonésia como um dos países que reúnem o maior número de espécies ameaçadas.
Uma das formas de se combater essa extinção é a denúncia, uma arma simples e poderosa. Através da denúncia evitamos todos os mal-tratos cometidos a esses animais, como ficarem apreendidos amontoados e minúsculas caixas.
Até quando o homem não vai entender a importância do respeito? Respeito a VIDA!


Rafaela Peixoto

5 comentários: