quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Consumo consciente


Quando você olha ao seu redor o que você vê de errado? Tem algo acontecendo ao seu redor e você não se dá conta?
Buraco na camada de ozônio? Aumento da temperatura? Extinção de animais e formas de vida vegetal? Isso não faz diferença no seu dia-a-dia tão corrido e cheio de problemas?
Acredite...  você também está sendo afetado!
A partir do momento da história da humanidade que o homem descobriu seu poder para controlar as coisas, através do uso de sua inteligência para criar ferramentas e instrumentos, ele passou a dominar. Descobriu que podia ter liberdade e ser autônomo. Essa autonomia garantiu ao ser humano uma característica: a individualidade. Com o desenvolvimento de novas tecnologias as relações pessoais mudaram e ele com a moeda na mão percebeu que podia muitas coisas. O individualismo, o capital nas mãos e a ânsia por poder garantiu a sociedade moderna um consumismo exacerbado. O indivíduo passou a acreditar que para SER deveria TER. A demanda por recursos naturais aumentaram e junto um desequilíbrio deste sistema garantindo um futuro escasso da natureza.
O consumo consciente tem como idéia transformar o ato de consumo em uma prática permanentemente em cidania. Consiste no suprimento das necessidades especiais levando em conta seu reflexo na sociedade, economia e meio ambiente.
Esta forma nova forma de pensar no consumo é uma das ferramentas que podem auxiliar na diminuição da agressão ao meio ambiente.
O consumo consciente tem com o ferramenta a idéia dos 3 R’s Repensar Reutilizar e Reciclar.
·         O REPENSAR está intimamente ligado as características já citadas da sociedade moderna aonde rege o capitalismo, será que necessitamos mesmo de tudo que compramos? O repensar e rever suas reais necessidades. As coisas compradas são necessárias para me suprir ou é apenas uma reflexo do capitalismo consumista?
·         O REUTILIZAR está baseado no que compramos tem uma vida útil maior do que pensamos, devemos achar alternativas de uso para tal objeto. Será que uma garrafa pet após ter seu conteúdo utilizado já pode ser descartada não me servindo para mais nenhuma atividade?
·         O RECICLAR é o ato de que através de vários processos um determinado material retorne ao seu ciclo de produção, após já ter sido utilizado e descartado, para que novamente possa ser transformado em um bem de consumo, assim economizando energia e preservando os recursos naturais e o meio ambiente.
 “Os problemas ecológicos não dependem de uma simples solução técnica, reclamam uma resposta ética. Requerem uma mudança de paradigma na vida pessoal, na convivência social, na produção de bens de consumo e, principalmente, no relacionamento com a natureza.Trata-se, no fundo, de uma transformação de mentalidade e de visão do mundo.” José Roque Junges RBB

Rafaela Peixoto

Fontes consultadas:
Revista Brasileira de Bioética Volume 2 Número 01  - 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário