quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Água doce e limpa: um tesouro que está sendo perdido

      



         Inodora, insípida, incolor.  Um bem da natureza... Possue incontáveis utilidades, que vão desde manter a umidade atmosférica, servir de meio para navegação até meio de sobrevivência para seres aquáticos. Solvente universal, presente em todos os seres vivos, a água não é só necessária, ela é essencial à vida. Talvez por ser muito abundante ela se tornou tão banal que sua presença não nos chama muita atenção. Poucos de nós têm dedicado atenção à origem, às propriedades peculiares e à distribuição cíclica desse importante elemento da natureza. O ser humano não tem tido muita cautela em sua utilização e conservação ao longo dos séculos. E cada vez mais assistimos ao terrível filme que tem como tema a escassez de água doce e limpa. 
         A água doce no Mundo corresponde a apenas 2,5% do total. Da quantidade total de água somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Desse restrito percentual, uma grande parcela encontra-se poluída, diminuindo ainda mais as reservas disponíveis. Alguns países concentram elevada porcentagem da água doce disponível, como o Brasil que possui cerca de 12 % da água doce do mundo; porém essa água é desigualmente distribuída. Aliás o problema da má distribuição de água afeta o mundo inteiro. Quem menos consome água possui em grande quantidade e vice-versa. Países pobres também são bastante afetados pela escassez de água doce e utilizável (potável). Aí nesse caso temos também um problema social identificado. A atual escassez de água doce está ligada a fatores como mau uso da água, uso inadequado do solo (desmatamento), escassez devido ao excesso na captação ou desvio de água entre bacias, poluição dessa água, entre outros.
         A poluição da água doce é um assunto que merece uma discussão à parte. Na utilização dos recursos naturais o homem comete um grave erro: a contaminação desses recursos. Com a água não é diferente; lixos, esgotos, dejetos industriais e mineração sem controle contribuem para essa poluição. Ela pode causar desde desequilíbrio no ecossistema aquático, como o aumento de oxigênio, até uma contaminação que pode vir a causar a morte de toda a vida que nela habita. A água contaminada pode carrear doenças, produtos letais e ser desaconselhada para uso. E aí devemos entrar novamente na discussão do papel do homem no processo de apropriação da natureza e nesse caso de degradação. O homem não enxerga que ao causar tal dano à natureza, na verdade causa a ele mesmo.
         Como pudemos perceber a água é um recurso natural renovável, que não se perde, mas como tudo na natureza pode ser transformada a uma água não utilizável. Como evitar essa futura escassez, a cada dia mais evidente? Medidas com certeza devem ser tomadas inicialmente pelo próprio governo e cada um de nós pode dar sua contribuição. Não lavando calçadas com mangueiras e nem jogando lixo na beira de rios, por exemplo. Medidas em relação ao tratamento dado ao solo devem ser implantadas, localização de indústrias deve ser restringida, proteção dos leitos dos rios e a água de esgotos pode ser tratada. Se mais atenção for dada a estas e tantas outras questões que envolvem o recurso água, ainda poderemos salvar esse bem  tão indispensável a nossas vidas.

Regina Cardoso

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário